45 coisas que gostaria que soubessem

Quando você sofre de ansiedade e depressão alguns aspectos comuns da amizade podem passar a ser muito complicados. Mensagens de texto não respondida, convites recusados e chamadas não atendidas, são coisas pequenas que podem estragar o dia de um depressivo e ansioso.

Vejamos :

1.O que pode parecer bobo e irracional para você, é bem real para mim.

2.Eu nunca sei quando a ansiedade vai atacar. Quando isso acontecer, vou precisar da sua ajuda.

3.Eu não estou evitando você. Em certos momentos, pode ser difícil falar ao telefone e fazer planos. Não é como se eu não quisesse desesperadamente conversar. É que nem sempre eu consigo.

4.Não desista de mim quando eu me isolar.

5.Ajuda muito quando alguém que eu amo e confio me lembra de respirar fundo.

6.Seja paciente comigo; a ansiedade nem sempre se manifesta com um ataque de pânico. Ataques de raiva, que parecem uma manifestação extrema de frustração também são comuns.”

7.Mesmo quando tudo está bem, eu fico esperando algo horrível acontecer.

8.Quando estou muito silencioso, não é tristeza, tédio, cansaço ou qualquer outra coisa. Às vezes, acontece tanta coisa ao mesmo tempo na minha cabeça que não consigo perceber o que está à minha volta.

9.Infelizmente, não posso apertar um botão e desligar a ansiedade.

10.Em alguns momentos, sinto ansiedade, mas não tenho ideia do motivo pelo qual estou ansiosa.

11.Tudo pode mudar em menos de 30 segundos. Posso ter ataques se houverem muitas pessoas à minha volta, se não houver uma saída conhecida para uma determinada situação, etc.

12.É sério — não é você, sou eu. A ansiedade generalizada é como estar se afogando o tempo todo. Algumas situações da vida intensificam esta sensação. Não leve para o lado pessoal quando eu tiver dificuldades em fazer planos.

13.Quando você me perguntar se está tudo bem e eu disser que sim, não pense que não confio em você. Na minha cabeça, você pode parar de me enxergar como uma pessoa gentil, divertida e tranquila se souber a verdade.

14.Desculpe. Peço perdão por cada convite que recusei, por todas as vezes em que pareci irracional ou desagradável porque estava me sentindo oprimida e amedrontada. Peço desculpas pelas vezes que disse que faria algo, mas não fiz. Desculpe por minha ansiedade também afetar você.

15.A ansiedade não tem um rosto. Não preciso estar tremendo ou ofegando para ter um ataque de ansiedade.

16.Quando eu fico ansiosa demais para sair de casa, preciso que você me procure. Preciso saber que alguém se importa comigo e sente minha falta.

17.Não me exclua. Minha ansiedade pode me impedir de fazer certas coisas, mas um simples convite pode mudar meu dia para melhor.

18.Por causa da ansiedade, eu analiso as coisas o tempo todo. Por mais que isso seja cansativo, não consigo desligar meu cérebro.

19.Ansiedade não é uma atitude.

20.Não precisa tentar me curar. Por favor, apenas me ame como eu sou.

21.Quero pedir desculpas por todas as vezes que fugi de você. Por todas as vezes que precisei ir embora mais cedo e você não entendeu. Por todas as vezes que precisei lhe dizer não.

22.Na maioria das vezes, você não saberá que estou tendo um ataque de ansiedade se eu não disser.

23.Se eu não me sentir confortável fazendo algo, não insista. Tentar me convencer só piora as coisas.

24.Muitas vezes, a ansiedade me impede de socializar. Quando eu cancelo algo de última hora, nunca é devido à preguiça ou hostilidade. Saiba que se você precisar de mim, estarei ao seu lado da maneira que eu puder.

25.Na maior parte do tempo, não sei direito o que acontece na minha cabeça. Eu entendo que posso ser complicada às vezes, mas suas tentativas de me compreender são muito importantes para mim.

26.Por favor, não me diga para superar isso ou que estou sendo boba.

27.Quando eu cancelar planos com você sem explicar demais é porque tenho medo de admitir que estou sofrendo de ansiedade. Não tem nada a ver com você… é tudo culpa dos meus ataques de pânico.

28.Por mais que eu costume recusar certos convites, continue me convidando assim mesmo. Alguns dias são melhores do que os outros, então minha resposta pode surpreender você. Seja paciente.

29.Não leve para o lado pessoal quando eu não quiser sair. Minha zona de conforto é a minha casa. É o único lugar onde me sinto segura.

30.Quando eu disser que não consigo aguentar mais nada, não é força de expressão.

31.Quando não consigo fazer algo, ninguém fica mais desapontada do que eu. Por favor, tente entender isso.

32.Em alguns momentos, eu só preciso ficar sozinha. Não é nada pessoal. Eu não sou louca. Não tenho problema algum. Só preciso sacudir a poeira e fazer algo divertido. Algumas vezes, preciso ficar sozinha para respirar fundo e me acalmar.

33.Toda vez que conversamos, cada palavra da nossa conversa passa pela minha mente várias vezes. Se eu disser algo que talvez não devesse ter dito, mesmo que não seja nada do outro mundo, isso pode me deixar obcecada por anos.

34.Eu não me defino por minha ansiedade, então não pense em mim desta forma.

35.Eu sei que posso parecer ridícula às vezes, mas por favor, me ame assim mesmo.

36.“Dê-me um pouco de espaço, mas não se esqueça de mim.”

37- Nunca diga que minha felicidade depende de mim ,eu não estou infeliz ,eu estou doente ,não sou vitima ,nem me faço de vitima, tento destravar minhas amarras todos os dias e segundos ,arrasto minhas próprias correntes para estar aqui,Estou doente e isso não é uma escolha minha.
38-Assim como seu corpo adoece ,as emoções também adoecem e isso é cientifico e comprovado  ,não é uma doença moderna ,o nome pode até ser ,mas os sintomas não.
39- PERSONAGENS BÍBLICOS ANTES DE CRISTO QUE TIVERAM EPISÓDIOS DEPRESSIVOS:
Rei Davi

Em muitos dos Salmos, ele escreve sobre sua angústia, a solidão, o medo do inimigo, seu coração gritando contra o pecado e a culpa. Vemos também o seu enorme pesar na perda de seus filhos, em 2 Samuel 12:15-23 e 18:33. Em outros lugares, a honestidade de Davi com suas próprias fraquezas dá esperança para nós que lutamos hoje:

Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. Salmos 38:4

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11

40-Profeta Elias:

Estava cansado ,desanimado e com medo

 

Após grandes vitórias espirituais sobre os profetas de Baal, este poderoso homem de Deus correu para salvar sua vida, longe das ameaças de Jezabel. E lá no deserto, ele se sentou e orou, derrotado e desgastado:

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4

41-Jonas :

Ficou irritado e queria fugir

Após Deus chamar Jonas para ir a Nínive para pregar ao povo, ele fugiu tão longe quanto podia. E depois de uma tempestade no mar, sendo engolido por um peixe gigante, e depois sendo salvo e dado uma segunda chance, ele obedeceu. Ele pregou a mensagem de Deus para o povo de Nínive. A misericórdia de Deus estendeu a mão para todas as pessoas que se viraram para Ele. Mas, em vez de alegria, Jonas ficou bravo:

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4:3

E mesmo depois que Deus estendeu a mão para Jonas novamente com grande compaixão, ele respondeu: “… E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.” Jonas 4:9

42-Jó:

Sofreu com grande perda ,a devastação e doença física

Este homem justo de Deus perdeu literalmente tudo. Tão grande era o seu sofrimento e da tragédia que mesmo a sua própria esposa disse: “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” Jó 2:9

Embora Jó manteve sua fidelidade a Deus durante toda a sua vida, ele ainda lutava profundamente através das trincheiras da dor:

Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? Jó 3:11

Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. Jó 3:26

A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma.

43-Jeremias:

Lutou com grande solidão ,sentimentos de derrota e insegurança

Também conhecido como o profeta chorão, Jeremias sofria de constante rejeição pelas pessoas que amava. Deus o havia chamado para pregar, ainda proibiu de se casar e ter filhos. Ele vivia sozinho, ele ministrou sozinho, ele era pobre, ridicularizado e rejeitado por seu povo. Em meio a isso, ele mostrou grande fé e força espiritual, e ainda assim vemos também a sua honestidade enquanto lutava com desespero e uma grande sensação de fracasso:

Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Jeremias 20:14

Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?

44-Reconhece nos textos bíblicos as palavras:

Solidão ,tristeza ,angustia , desesperança , sentimentos de derrota ,choro ,lágrimas rejeição,desejo de morte ,aflição de alma? Essas palavras não são novas ,estes sentimentos também não.

45-Eles venceram ? Não sei ,não estava lá para ver ,eu vou vencer não sei ,mas estou lutando!

 

Anúncios

Autor: Todadepressaoserabemvestida

Apenas alguém tentando ajudar....

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s